Uma palavra amiga

Pentecostes e o dom do Espírito Santo

Essa solenidade de Pentecostes culmina o período da Páscoa. O nome do evento que celebramos não expressa seu significado. Ele simplesmente expressa a data em que o evento de salvamento ocorreu. Pentecostes, que significa quinquagésimo dia, é o nome da festa judaica que era celebrada 50 dias após a Páscoa. Em outras palavras, celebramos um evento cristão sob o nome grego de uma festa judaica. No Antigo Testamento, nas várias listas de festivais judaicos, esse festival em particular teve uma evolução em seu nome e significado. Nas listagens mais antigas, o festival não tem data fixa. É comemorado no final da colheita do trigo e, portanto, era uma festa para agradecer a Deus pela colheita: era um festival agrícola. A única festa que tinha um dia bem estabelecido era a Páscoa. Por esse motivo, mais tarde, tentou-se vincular a festa da colheita à Páscoa, de modo que ela fosse celebrada sete semanas após a Páscoa. Em seguida, passou a ser chamada de Festa das Semanas e começou a perder seu vínculo com a agricultura. Entre os judeus de língua grega, ela começou a ser chamada de festa do quinquagésimo dia, Pentecostes. E outro significado foi atribuído a ele: os judeus comemoravam nesse dia a dádiva da Lei divina, que Deus lhes deu no Monte Sinai. É claro que o nome da festa não expressa um conteúdo cristão, mas aponta para uma coincidência: no dia em que os judeus celebraram o presente da Lei escrita em lajes, Deus enviou o Espírito Santo aos discípulos de Jesus como uma nova lei interior no coração dos homens.

Quem é o Espírito Santo? Em várias passagens do Evangelho segundo João, Jesus anuncia o envio e a dádiva do Espírito Santo como seu sucessor, como aquele que levará à plenitude em seus discípulos o que ele, Jesus Cristo, ensinou. O Espírito Santo age nas pessoas para santificá-las, para capacitá-las a cumprir sua missão. Nosso Deus é revelado no Novo Testamento como o Deus invisível, o Deus que não pode ser representado de forma alguma. Ele é o Deus Criador do mundo, que guiou a história de Israel e guia a história da Igreja com sua providência, com seu amor, com suas admoestações e correções. Jesus o chamou de Pai e nos ensinou a chamá-lo de Pai. É Deus acima de tudo, que transcende tudo e é a meta para a qual tudo tende quando existe. Mas esse Deus invisível se torna visível em seu Filho Jesus Cristo. Ele é o Deus conosco, que compartilhou nossa história, pregou o evangelho, morreu, ressuscitou, ascendeu ao céu e, assim, abriu o caminho para que nós também chegássemos ao céu. É Deus, o Filho, Jesus Cristo. Mas Deus também está em nós. É o Espírito Santificador, que Jesus Cristo enviou do Pai para comunicar sua salvação àqueles que acreditam nele. Eles não são três deuses, mas apenas um, que se torna concreto, que, do nosso ponto de vista, age simultaneamente e de forma coordenada em nós, conosco e em nós. Esse é o mistério da Trindade que celebraremos no próximo domingo.

Você já se perguntou como é possível que a salvação que Cristo conquistou para nós por meio de Sua morte e ressurreição chegue a cada crente? Como é estabelecida a comunicação entre Cristo e nós para que Sua morte na cruz efetivamente opere em nós o perdão dos pecados? Como Cristo pode compartilhar conosco sua vitória sobre a morte para que, unidos a ele, nós também possamos ressuscitar? Como nos unimos a Cristo? Pelo dom do Espírito Santo. Por meio da fé e dos sacramentos, o Espírito Santo se comunica conosco a fim de agir e realizar em nós esse processo de identificação com Cristo e essa comunicação de salvação por meio da participação espiritual nos eventos de nossa salvação. Morremos com Cristo, ressuscitamos com ele, somos glorificados com ele, tudo por meio da obra do Espírito Santo. Se Cristo não tivesse enviado o Espírito Santo, sua morte seria estéril e sua ressurreição só o beneficiaria. O benefício da morte e da ressurreição de Cristo chega até nós por meio do dom do Espírito Santo.

Por meio do dom do Espírito, Jesus Cristo cria o reino da santidade e da verdade que é a Igreja. Pois a ação do Espírito Santo em cada pessoa sempre ocorre na Igreja. Na Igreja, o Evangelho é proclamado, os sacramentos são celebrados e uma vida moralmente correta é promovida. Na Igreja, antecipamos a glória futura, e o dom do Espírito Santo em nós é a semente da ressurreição e da santidade. Portanto, esta festa do Dom do Espírito (como deveria ser chamada) é um dia para agradecer a Deus pela salvação do pecado e da morte que Ele realizou em nós por meio da morte e ressurreição de Cristo e nos comunicou por meio do dom do Espírito. Vamos retribuir a dádiva de Deus, tornando-a operante em nossa vida. Graças ao dom do Espírito Santo, Deus nos torna seus filhos adotivos e podemos invocá-lo em oração; graças ao dom do Espírito Santo na Igreja, os vários membros da Igreja formam um só corpo para servir uns aos outros; graças ao dom do Espírito, temos a motivação interior para viver de acordo com a lei divina; graças ao dom do Espírito, os mártires têm a força para dar testemunho da fé; finalmente, graças ao dom do Espírito, temos no presente uma amostra do que será a glória futura, pois já agora Deus começa a viver em nossos corações.

 

Mons. Mario Alberto Molina, OAR

X