Uma palavra amiga

Você é a favor ou contra Jesus? Você o segue ou o abandona?

Neste domingo, ouvimos a quinta e última passagem do capítulo 6 do Evangelho segundo João.
Nos últimos domingos, a Igreja nos apresentou segmentos desse capítulo em que Jesus expõe e desenvolve seu ensinamento sobre a necessidade de crer nele e de comer seu Corpo e beber seu Sangue para alcançar a vida eterna.
Nessa última passagem, a resistência de alguns dos que o ouviam reaparece.
A afirmação de Jesus de que sua carne deve ser comida é inaceitável para eles.
Jesus diz: “Minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida”.
Mas seus ouvintes reagem com estas palavras: “Esse tipo de conversa é intolerável, quem pode aceitá-la?

Acredito que há vários níveis de resistência.
O primeiro nível é contra o próprio Jesus e Sua declaração de que a vida eterna é obtida somente por meio Dele.
Como pode um homem ser o mediador da vida eterna se isso só pode ser feito por Deus?
Eles não sabem ou não querem admitir que Jesus, além de ser homem, também é Deus; eles ficam com a dimensão humana e histórica de Jesus, e sua reivindicação de ser o mediador da vida eterna lhes parece inconcebível e até blasfema.
Mas é por isso que a eterna Palavra de Deus se tornou carne: para ser o meio pelo qual o Pai nos concede a participação na vida divina que dura para sempre.

O segundo nível de resistência diz respeito ao sacramento.
A ideia de comer a carne e beber o sangue de Jesus Cristo é inaceitável, porque os ouvintes não conseguem entender que esse comer e beber é sacramental e não físico.
Um ritual canibal com o corpo físico de Jesus seria suficiente apenas para alguns e não para todos os crentes de todos os tempos.

Aquele que mantém seu olhar e suas referências confinados às realidades deste mundo temporal não pode compreender as realidades espirituais que duram para sempre.

Jesus responde, acima de tudo, à primeira objeção, que Ele considera fundamental: “Isso os escandaliza? Escandaliza-os o fato de eu ter dito que a vida eterna é obtida por meio de mim? Escandaliza-os o fato de eu dizer que sou o pão que dá a vida eterna? O que seria se eles vissem o Filho do homem subindo para onde estava antes?”
Se eles não querem admitir que Jesus vem de Deus, Ele explica, o que pensarão ou dirão quando O virem retornar ao Pai, ao céu, de onde veio em primeiro lugar?
Seus interlocutores não têm resposta para essas perguntas de Jesus.
Ele expande sua explicação: “É o Espírito que dá vida; a carne não serve para nada”.
Em outras palavras, aqueles que mantêm seu olhar e suas referências limitados às realidades deste mundo temporal não conseguem entender as realidades espirituais que duram para sempre.
É por isso que Jesus diz a eles: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai não lhe conceder”.
Essa frase significa que, a menos que nossa mente transcenda o horizonte das realidades deste mundo e deste tempo, não seremos capazes de compreender não apenas o que Jesus explica neste capítulo, mas nada do que Ele diz e o Novo Testamento ensina.
O ensinamento de Jesus, do Evangelho e de todo o Novo Testamento é que a salvação e o destino para os quais Deus nos convoca estão em outra dimensão que transcende este mundo e este tempo.
E já agora nossas mentes e corações devem estar abertos a essa dimensão.

A partir daí, o evangelista continua explicando, muitos de seus discípulos voltaram atrás e não quiseram mais andar com ele.
É importante observar que aqueles que se afastaram de Jesus por causa desse ensinamento não eram os judeus que antes relutavam em acreditar nele.
Os que se afastaram e se retiraram foram muitos de seus discípulos, ou seja, pessoas que antes o seguiam, mas que, ao conhecerem a identidade mais íntima de Jesus e sua reivindicação de ser o mediador da vida eterna, se afastaram e pararam de segui-lo.
Ainda hoje acontece que muitas pessoas, que cresceram como fiéis católicos, quando atingem certa idade, quando têm experiência universitária ou quando entram no mundo do trabalho, ficam bloqueadas, tornam-se resistentes à fé e abandonam a prática religiosa e a Igreja.
Não é verdade que os estudos tornam uma pessoa descrente, porque há muitas pessoas instruídas e qualificadas que são crentes.
Há até mesmo pessoas que não eram crentes, mas que se interessaram em estudar e compreender a teologia católica e as críticas históricas à Igreja (como a Inquisição, as Cruzadas, a conquista da América ou as imoralidades do clero) e, ao conhecer a verdade, tornaram-se católicas.
Aqueles que se interessam pela fé, que leem e estudam os fundamentos que aqueles de nós que acreditam descobrirão que há razões mais poderosas para acreditar do que para descrer.
É muito mais razoável acreditar do que descrer.
Mas, em nosso mundo, parece ser um distintivo de honra dizer que não se acredita mais, como se a fé fosse uma história infantil que, quando você cresce, deixa de levar a sério.

É muito mais razoável acreditar do que não acreditar.

Jesus, então, claramente faz o pedido aos seus Doze discípulos, aos mais próximos, aos seus seguidores: “Você também quer me deixar?”
Simão Pedro, em nome de seus companheiros, dá a resposta de fé: “Senhor, para quem iremos nós? Você tem as palavras de vida eterna; e nós cremos e sabemos que você é o Santo de Deus”.
Não podemos ficar indiferentes à pessoa de Jesus.
É preciso tomar uma decisão.
Houve épocas em que a cultura tinha uma marca religiosa católica e a pessoa chegava à fé por tradição; recebia a fé na família, aprendia a viver como um crente e participava da liturgia e das tradições religiosas com alegria.
Ainda assim, era preciso entender e estudar pelo menos os rudimentos do catecismo para saber em que acreditamos e como devemos viver.
Na era atual de descristianização da sociedade, a escolha da fé exige conhecimento e escolha.

Seguir Jesus não é uma obrigação, é um ato de liberdade.

Cada pessoa tem seu próprio processo pessoal.
Alguns exigirão mais estudo, exame e conhecimento; para outros, a experiência da liturgia ou da oração será argumento suficiente para a crença.
Mas quem se fecha neste mundo como a única coisa real que existe, exclui-se da escolha da fé desde o início.
A pergunta de Jesus também tem outra implicação: a fé é livre.
“Você também quer me deixar?”
Seguir Jesus não é uma obrigação, é um ato de liberdade.
Pedro responde: “Senhor, para quem iremos nós? Você tem as palavras de vida eterna; e nós cremos e sabemos que você é o Santo de Deus”.
Somente você tem palavras que dão sentido à vida; somente você nos conduz a Deus.
A quem devemos ir?
Não há outro na Terra para nos dar a vida eterna que Você promete.
Que nós também possamos responder como Pedro: “Nós cremos e sabemos que você é o Santo de Deus”.
Você é o Salvador que Deus nos enviou para nos levar à luz que nos dá alegria e significado.

Mons. Mario Alberto Molina, OAR

A imagem que acompanha este texto é da pintura A comunhão dos apóstolos , de Luca Signorelli.
Pintada em 1512, ela está no Museu Diocesano de Cortona.

X