Nós lhes dizemos

A história de Remedios Álvarez e sua devoção a Santa Mônica

Hoje celebramos o dia da festa de Santa Mônica, especialmente conhecida por sua fé inabalável e dedicação à oração.
Nascida no norte da África no século IV, Santa Mônica é lembrada principalmente por suas incansáveis súplicas pela conversão de seu filho, Santo Agostinho, que mais tarde se tornou um dos mais importantes pais e doutores da Igreja.
Seu exemplo de devoção e amor maternal tem sido fonte de inspiração para muitas mães cristãs ao longo dos séculos.

A história de Remedios Álvarez e sua devoção a Santa Mônica

Remedios Álvarez, uma devota paroquiana de Torrelodones, Madri, sempre sentiu uma profunda ligação com Santa Mônica.
Esse vínculo se intensificou quando ela participou de uma viagem a Roma com outros membros de sua paróquia: durante a visita à Basílica de Santo Agostinho, onde repousam os restos mortais de Santa Mônica, recebi um cartão de oração com uma oração da santa. Aquelas palavras tocaram minha alma e tocaram profundamente meu coração. Inspirada pelo exemplo de Santa Mônica, que conseguiu a conversão de seu marido Patrick e de seu filho Augustine por meio da oração constante, Remedios sentiu-se chamada a fazer o mesmo por sua família.

Ao voltar de Roma, a preocupação de Remedios com o afastamento do marido e dos dois filhos da Igreja se intensificou e ela compartilhou essas preocupações com outras mães de sua paróquia, que também estavam ansiosas.
Foi então que, por acaso, Remedios recebeu um pequeno livro do Padre Ismael Ojeda Lozano, intitulado “Las madres cristianas Santa Monica” (As mães cristãs de Santa Mônica) e decidiu participar da iniciativa.

Mães Cristãs Santa Mônica:“apoio, segurança, confiança“.

Como Remedios explicou, essa iniciativa reúne as mães nos chamados “coros” que, como a mãe de Santo Agostinho, desejam rezar pela conversão e pelo bem-estar espiritual de suas famílias.. Para ela, encontrar esse grupo foi um grande apoio, uma imensa segurança e uma forte confiança.

Ele também se lembra de que a cada 27 de agosto, no resort de verão em que se encontrava na época (na Galícia ou em Tenerife), falava com um padre para que ele rezasse a oração a Santa Mônica na missa e divulgasse naquela paróquia, para todas as mães que pudessem estar angustiadas, que os coros das Mães Cristãs de Santa Mônica existiam.
Ele admite que ficou muito satisfeito com o fato de que tanto os padres quanto os fiéis receberam esse anúncio com grande alegria e uma predisposição muito boa.

“Vou continuar orando. E o fruto? Deus dirá.

Quanto aos frutos que essa iniciativa pode ter produzido, ela admite que, por enquanto, não houve nenhum em sua família. Ela ressalta que seus filhos são professores independentes há muito tempo e que seu marido também não é crente: “Muitas vezes fico ansiosa, mas sei que as lágrimas de Santa Mônica fizeram isso… e você conhece minha oração principal, que é: ‘Que o Espírito Santo triunfe nas mentes e nos corações de nossos maridos e filhos’ . Que o Espírito Santo triunfe na mente e no coração de nossos maridos e filhos”. Essa oração me dá muita confiança.

“Ele tem seus momentos, que eu não conheço. Talvez tudo o que ele me peça é que eu permaneça fiel”.

Ela também mostra sua certeza de que – para o que depende dela – continuará a orar: Persistirei na oração… e o fruto ? E os frutos? Bem, Deus dirá. Nesse sentido, ela se lembra de um poema de León Felipe que diz:

Ninguém estava ontem,
nem está indo hoje,
nem será amanhã
em direção a Deus
ao longo desse mesmo caminho
Eu estou indo.
Para cada homem que ele mantém
um novo raio de luz, o sol…
e uma estrada virgem
Deus.

Ela insiste que essa oração a convida a confiar em Deus: O Senhor ama Seus filhos, Ele ama você, mais do que sua própria mãe… Estou confiante de que Ele ama meus filhos mais do que eu – o que é muito – mas sei que eles estão em Suas mãos. Ela mostra sua confiança de que Deus levará em conta seus desejos como mãe, os dela e os de todas as mulheres das Mães Cristãs de Santa Mônica: Ele tem Seus momentos, que eu não conheço. Talvez tudo o que Ele peça de mim seja que eu permaneça fiel.

Comunidades das Mães de Santa Mônica ontem e hoje

As Comunidades de Mães Santa Mônica são grupos de mulheres, em sua maioria mães, cujo objetivo principal é buscar a conversão contínua e a salvação pessoal, bem como a de seus filhos e famílias, por meio da oração perseverante e da busca da vontade de Deus.

No século XV, com a bênção e o apoio do Papa Eugênio IV, nasceu a Associação de Mães Cristãs sob o nome e a proteção de Santa Mônica.
Na época contemporânea, durante os anos 80, nasceu na paróquia madrilenha de Santa Rita, dirigida pelos padres agostinianos recoletos.
Em 6 de novembro de 1987, o cardeal Ángel Suquía, arcebispo de Madri, erigiu a Associação Pública de Fiéis denominada “Comunidad de Madres Cristianas Santa Mónica”.
Desde então, essa comunidade se espalhou por muitos países.

X