Presente

A ONG agostiniana recoleta Haren Alde apresenta sua memória anual 2015 com o título “O ano da casa comum”

Este ano a ONG decidiu dar como título “O ano da casa Comum”, à Memória Anual das atividades correspondentes ao ano de 2015, a partir dos acontecimentos diversos ocorridos nos setores civil-político-econômico e religioso. Feitos como os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio que todos os estados-membros da ONU assinalariam no ano de 2000 até o ano de 2015, na XXI Conferência Internacional sobre as Mudanças Climáticas realizada em Paris (França) desde o dia 30 de novembro até o dia 11 de dezembro de 2015 ou a publicação do dia 24 de maio de 2015 da Encíclica “Laudato Si” do Papa Francisco, são os que assinalaram este título.

A missão desta ONG é a de oferecer uma programação, gestão e auditoria das obras sociais que a Ordem dos Agostinianos Recoletos possui e as instituições nascidas em seu meio ou afins, em ordem de sua eficácia, transparência e eficiência no uso dos recursos humanos e econômicos. Para tanto, conta com uma rede de colaboradores em 21 nações do mundo, com mais de 200 sedes.

Projetos que se executam em 2015

Durante o ano de 2015 realizaram-se cinco projetos de desenvolvimento como a criação e melhoria das infraestruturas básicas de água potável e o saneamento em cada lar em Chota, Peru, o desenvolvimento humano de comunidades indígenas e ribeirinhas do rio Purus ou da promoção de moradias saudáveis com enfoque no gênero e no direito à saúde, também no Peru. Dois projetos se desenvolveram no Lar Santa Mônica para meninas e adolescentes vítimas de abusos.

Além disso, destacam-se nove ações solidárias para a infância, para a saúde, para a segurança alimentar e incapacitados, que foram realizados no Brasil, Panamá, Filipinas e Caracas, todas elas com a finalidade de melhorar no desenvolvimento de diferentes regiões desassistidas destes países.

Novo protocolo de apadrinhamento

Durante o ano de 2015, iniciou-se o novo protocolo de apadrinhamento da ONG chamado “Toma e Lê”. Este processo consiste em apadrinhar meninos e jovens em seus estados, com a finalidade de poder oferecer-lhes um desenvolvimento pessoal e poder contribuir com sua formação Professional.

Levou-se a cabo em quinze centros situados no Brasil, Colômbia, Equador, Panamá, Peru, República Dominicana e Venezuela. Atualmente este programa de apadrinhamento tem 871 padrinhos e madrinhas, graças aos mesmos 445 meninos puderam ser apadrinhados.

Especial Ano da Casa Comum

Quase todos os projetos socioevangelizadores da Haren Alde têm, direta ou indiretamente, uma importante parte ecológico-humana-natural. E no ano de 2015, a propósito da Encíclica “Laudato Si” do Papa Francisco, iniciaram-se projetos para favorecer uma vida digna através da promoção de um entorno sadio e viável onde sua saúde não seja comprometida ou o acesso seguro aos bens indisponíveis como a água ou os alimentos.

Alguns exemplos destas ações são: as cozinhas ecológicas e saudáveis dos Andes peruanos, as pisciculturas de tambaqui na região de Cametá, no Brasil e a ação de reflorestamento que se está levando a cabo desde 2009 na selva amazônica.