Nós lhes dizemos

Cristo vive e é a mais bela juventude deste mundo

A Páscoa não é apenas mais uma época para os jovens; é um motivo de felicidade e alegria, que enche de vida uma juventude entediada e desanimada.

“Cristo vive, nossa esperança, e Ele é a mais bela juventude deste mundo”. Tudo o que Ele toca torna-se jovem, torna-se novo, está cheio de vida”. Nas primeiras palavras da exortação apostólica “Christus Vivit”, o Papa Francisco apela à perpétua juventude do Cristo ressuscitado, motivo de alegria para qualquer um, mas especialmente para os jovens. Neles está Cristo; seus sorrisos encarnam a ressurreição de Deus. Por esta razão, o Santo Padre exorta a todos: “Ele vive e te quer vivo!

Para o jovem cristão, a Páscoa é um dos momentos-chave de sua vida. A ressurreição de Jesus explica que a juventude nunca sai de moda porque é imperecível e perene. Todo cristão é jovem quando Cristo ressuscita e dá uma nova vida. Para muitos desses jovens, a Páscoa é uma oportunidade de encontrar Deus com outros jovens. Este é o caso de Andrea Arredondo, membro da JAR México, e Freddy Rivero, também parte da JAR Venezuela. Este ano eles tiveram a oportunidade de participar dos encontros de jovens da Páscoa e lá descobriram que Cristo está verdadeiramente vivo. “Foi incrível viver cada momento que Jesus passou ao nosso lado”, diz o segundo.

“Jesus nos dá a oportunidade de ressuscitar”

Para eles, isto não é um evento de fé, mas uma razão de vida. Andrea afirma que “através da Ressurreição eu vejo o grande amor que Deus tem por nós”. Quando Freddy é fraco na fé, dá-lhe esperança de “lembrar sua promessa de ressurreição”. É realmente um presente, como Andrea o vê. “Jesus nos dá a oportunidade de sermos ressuscitados também”, diz ela. Freddy resume melhor: “Que Cristo ressuscitou é uma das coisas que enchem minha vida de alegria”.

Essa alegria não é pessoal, mas contagiosa. Embora Andrea admita que é muito complicado, “uma boa maneira é empatizar com o mundo, com nossas boas ações e compartilhar o amor de Cristo”.

Freddy Rivero é músico e canta para todos os públicos, além de seu grupo paroquial. Por esta razão, ele pede para ser “um instrumento para que a Palavra chegue através da música aos corações dos jovens que precisam dela e reavive sua fé e seu desejo de segui-lo”. Jovens que “têm muito potencial, mas carecem de inspiração”, como diz Andrea.

“Cristo é contemporâneo”

E o fato é que segui-lo é atraente para os jovens porque Cristo é jovem. Para a jovem mexicana, Jesus é apenas mais um jovem, “compreensível e cheio de um amor que se manifesta para nós e que interpretamos de acordo com nossa própria vida”. Da mesma forma, para Freddy ele é seu amigo, seu irmão, seu pai… Quando ele cresce, Deus cresce. “Cristo é contemporâneo.

“É muito importante contemplar o jovem Jesus que os Evangelhos nos mostram, porque Ele foi verdadeiramente um de vocês, e nEle muitas notas de corações jovens podem ser reconhecidas”, diz o Papa Francisco Christus Vivit. Há muitas notas que podem ser reconhecidas no jovem cristão. Antes de mais nada, a esperança, como aponta Andrea. “Eles devem ser jovens com bons sentimentos, com muita felicidade e renovados, porque Cristo ressuscitou”.

“Nós jovens cristãos somos divertidos, criativos… A felicidade está sempre nestas coisas”. É a felicidade de Jesus ressuscitado, que se renova e rejuvenesce. “Jesus, cheio de vida, quer ajudá-lo para que valha a pena ser jovem”, diz o Papa Francisco.

X