Uma palavra amiga

Não somos colhedores

Em sua obra 17 Various Questions on the Gospel of St. Matthew, Santo Agostinho fala sobre os bons cristãos:

Os bons católicos são aqueles que mantêm a fé e as boas obras em integridade. Quanto à doutrina da fé, se surgir alguma dúvida, eles tentam esclarecê-la, evitando qualquer controvérsia perigosa, tanto para aquele que busca a solução quanto para aquele que é consultado, e também para aqueles que podem ouvir a discussão. Se lhes foi confiada a tarefa de ensinar alguma doutrina, sendo verdades de domínio comum e já confirmadas, eles as transmitem com segurança, firmeza e com toda a gentileza de que são capazes. Se, por outro lado, for uma questão de assuntos incomuns, mesmo que para eles seja uma verdade clara, eles levam em conta a fraqueza do público e os ensinam como aqueles que estão em busca, e não como professores que asseguram e impõem”.

O texto continua, mas vale a pena fazer uma pausa e observar como é importante transmitir a doutrina com toda a gentileza de que somos capazes. E quando sabemos que, entre aqueles que nos ouvem, há pessoas que estão apenas começando sua busca, nunca devemos assegurar e impor, mas sim aguçar seu apetite, provocar uma fome de Deus, contagiar com palavras suaves e frases curtas o desejo de conhecer Deus e receber a carícia de sua Misericórdia.

“Se acontecer de uma verdade ser tão difícil que exceda a força do discípulo, ela deve ser suspensa até que sua capacidade tenha amadurecido, para que o fardo imposto não esmague alguém que ainda está aprendendo. As palavras do Senhor fazem alusão a isso: “Quando o Filho do Homem vier, você acha que Ele encontrará fé na Terra? Às vezes, algumas verdades terão de ser retidas, mas com incentivo e esperança, para não aumentar o desânimo, mas para que o desejo de aprender aumente sua capacidade. O próprio Senhor se referiu a esse ponto quando disse: “Tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar por agora.

Quão grande é Agostinho, que nos dá segurança ao transmitir confiança na tarefa de evangelização. Isso nos diz que nem todos estão prontos para ouvir algumas verdades. Precisamos ser guiados pelo Espírito Santo para ensinar a cada um o que ele ou ela é capaz de receber e, acima de tudo, o que ele ou ela é capaz de responder em congruência com a vontade de Deus. Pouco a pouco, as pequenas coisas, os primeiros passos, o colostro, a semente, um pouco de sal, um pouco de mel. Há pessoas que se afundam em coisas contrárias ao amor e à vida, seja por ignorância, fraqueza, medo, movidas pela pressa e pela urgência, movidas pelo instinto de sobrevivência. E o que fazemos? Não para você se escandalizar, mas para entender, ter esperança, acompanhar, dar um gostinho do amor misericordioso de Deus.

“Mas, no que diz respeito à conduta, os ensinamentos são muito claros e breves: devemos lutar contra o amor aos bens temporais, para não nos tornarmos escravos deles; ele deve ser domado e subjugado, de modo que, quando tentar se erguer, seja facilmente reprimido e até extirpado, para que não nos perturbe de forma alguma”.

Para transmitir o amor do Evangelho de Jesus, o amor confiante e incondicional de Deus, a fé em nosso Senhor, é muito importante que você se livre de todo apego aos bens materiais. Assim, todos, ricos e pobres, saudáveis e doentes, solitários e hiper-sociais, saberão que a liberdade com a qual vivemos é um sintoma de terem testemunhado que Deus dá tudo de graça a seus amigos enquanto eles dormem, que nosso tesouro é o Amor, que nosso maior desejo é a bondade, a beleza e a gentileza, que nossa riqueza é a verdade da vida eterna e que nela vivemos e para ela vamos.

Essa liberdade é desejada. Por outro lado, o apego aos bens materiais repele aqueles que querem corrigir ou transmitir a fé, porque eles não veem congruência, mas hipocrisia. “Quem é o Deus de vocês?”, perguntam. “O dinheiro ou o Criador de que você está falando?

“O próprio ato de morrer pela verdade é encarado por alguns com coragem, por outros com paz e por outros com alegria. Essas três atitudes são os três frutos do solo fértil: os trinta, os sessenta e os cem por cento. Na hora da morte, aquele que pretende passar dignamente desta vida para a próxima deve estar em um desses três níveis.

Este último parágrafo conclui o quarto parágrafo da questão 11. No parágrafo 6 da mesma pergunta, ele nos adverte de que não somos nós, os filhos da Igreja, que devemos remover o joio e colher as espigas:

“Uma mesma realidade pode ter muitas semelhanças diferentes a fim de obter significados diferentes. Particularmente aqui, quando Ele se dirige aos trabalhadores, Ele não diz: “Quando chegar o tempo da colheita, eu direi a vocês: colham primeiro o joio, mas: eu direi aos ceifeiros”. A partir disso, podemos deduzir que a coleta do joio para enviá-lo ao fogo é uma tarefa diferente, e que nenhum filho da Igreja deve pensar que essa é sua responsabilidade.

Até agora, recebemos duas lições muito importantes: quando falamos das coisas de Deus, é necessário falar com mansidão. Isso não significa “agir” com gentileza, mas, sim, com gentileza que emana da razão no amor a Deus. Juntamente com a gentileza, há a prudência de dar a cada um de acordo com o estágio em que se encontra, sem acumular ordens, regras e mandamentos, mas sim acariciar com o amor de Deus a alma daqueles que nos ouvem, e Deus fará o resto, a conquista total de seu coração, não apenas por meio de nós, mas por meio de muitos outros cristãos que eles encontrarão ao longo do caminho e que, sem se conhecerem, passam o bastão para comunicar a Misericórdia de Deus e Sua promessa já cumprida de vida eterna.

A segunda lição é afirmar nossa confiança em Deus, não procurando arrancar o joio por nós mesmos. Desajeitadamente, alguns o fizeram, não apenas nas piores ações da Idade Média, mas na vida cotidiana de milhões de paróquias espalhadas pelo mundo, das quais são expulsas centenas de pessoas que se sentiam excluídas, julgadas, indesejadas, não amadas. Deus quer que todos nós estejamos com Ele porque Ele criou todos nós.

Tere García Ruiz

(Artigo publicado na revista ‘Santa Rita y el Pueblo Cristiano’)

X