Uma palavra amiga

Solenidade da Santíssima Trindade

Conhecemos bem a cena em que Jesus questiona seus discípulos sobre o que as pessoas pensam e dizem sobre ele e o que seus discípulos acreditam sobre ele. As pessoas tinham uma pluralidade de opiniões sobre a identidade de Jesus: se ele era Jeremias, se era o João Batista ressuscitado. Depois de sua ressurreição, também surgiram perguntas sobre a identidade de Jesus e, no rebote, sobre a identidade de Deus. Jesus é o Filho de Deus, mas ele é o filho de Deus como um título honorífico, ou esse título implica que Jesus, além de ser humano, também é divino? E se dissermos que o título Filho de Deus não é um título honorífico, Jesus é tão Deus quanto o Pai ou desfruta de uma divindade diluída, como se fosse de segunda categoria? E se ele é Deus, sua humanidade é real ou aparente? Quando Jesus chama Deus de Pai, essa maneira de falar é uma afirmação exagerada ou é uma expressão completa, pois Jesus é o Filho de Deus na existência humana? E se aceitarmos que Jesus é o Filho de Deus, ele também era o Filho antes de se tornar homem no ventre da Virgem Maria, ou o Filho passou a existir no nascimento da Virgem Maria ou talvez mais tarde, quando ele ressuscitou dos mortos? E se o Pai é Deus e o Filho é Deus, então eles são dois deuses? E se acrescentarmos o Espírito Santo, quem é esse personagem? Deus também é igual em divindade ao Pai e ao Filho? Então, não há dois, mas três deuses? Mas, por outro lado, uma vez que há apenas um Deus, como combinar a afirmação de que há apenas um Deus com uma presença e atividade divinas em três instâncias distintas, Pai, Filho e Espírito Santo?

Perguntas como essas têm sido feitas pelos cristãos quase desde o momento em que Cristo ascendeu ao céu e enviou o Espírito Santo aos seus discípulos. Foram necessários séculos de discussão para que os cristãos concordassem que haviam compreendido corretamente a identidade de Deus. Deus se deu a conhecer a nós por meio de suas obras. A partir das obras de Deus descritas nas Escrituras Sagradas, passamos a conhecer Deus em si mesmo e diante de nossos olhos. Nossa fé em Deus implica conhecê-lo, saber quem é Deus e como ele agiu, pois nossa própria salvação está em jogo.

Nosso Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, é o mesmo Deus que chamou Abraão, o mesmo Deus que apareceu a Moisés e o enviou para tirar seu povo da escravidão no Egito; o mesmo Deus que ungiu Davi, falou por meio dos profetas e prometeu um futuro Messias. Mas, embora seja o mesmo, no Novo Testamento passamos a conhecer Deus mais plenamente como Ele é em Si mesmo e como Ele se revelou a nós. A face de Deus no Antigo Testamento é verdadeira, mas aqueles que viveram naquela época o viam como se estivesse em uma névoa. Nós mesmos o conhecemos plenamente por meio da revelação de Jesus Cristo, mas, em comparação com o conhecimento de Deus que teremos no céu, nós também temos um conhecimento certo e verdadeiro de Deus, mas ele ainda não tem a plenitude que compartilharemos em sua presença.

Confessamos que nosso Deus é um e que Ele é a Trindade. Isso significa que Deus é especialmente comunicativo: ele ama e fala. Ele não é um deus autônomo. Nosso Deus tem uma Palavra, ou seja, Ele fala consigo mesmo e também é capaz de dizer o que não existe para que exista e, portanto, Ele é o Criador. Quando Deus é dito, Ele se manifesta para aquilo que não é Deus, Ele cria coisas. Deus fala consigo mesmo livremente e por amor. Moisés convida o povo de Israel: Pergunte ao povo de Israel: Pergunte aos tempos antigos, investigue desde o dia em que Deus criou o homem na Terra. Você já teve um deus que foi procurar um povo no meio de outro povo, por meio de provações, milagres e guerras, com uma mão forte e um braço poderoso? Essa qualidade de Deus de se comunicar e se expressar atinge um grau de intensidade tal que Deus se comunicou com a criação tornando-se ele mesmo uma criatura, quando se tornou homem no ventre da Virgem Maria. E nosso Deus é capaz de se doar e de amar as pessoas que criou na medida em que é capaz de penetrar na interioridade do crente e habitar no homem como o Espírito Santo.

Quando falamos da Santíssima Trindade, afirmamos algo sobre Deus em si mesmo, mas também algo sobre Deus em relação a nós. Como Deus é um e, ao mesmo tempo, Pai, Filho e Espírito Santo, acreditamos que há um mundo, uma salvação e um céu. Deus nos criou livremente, nos ama e fala conosco para que respondamos a ele e, assim, sejamos incluídos como participantes não merecedores da vida divina. O próprio Espírito Santo, unido ao nosso espírito, dá testemunho de que somos filhos de Deus e co-herdeiros de Cristo, pois sofremos com ele para sermos glorificados com ele. Deus nos revelou o suficiente sobre Si mesmo por meio de Jesus Cristo para que tenhamos um conhecimento certo e verdadeiro de Deus e uma participação real e consistente em Sua vida divina.

De acordo com o evangelista Mateus, a última instrução de Jesus aos seus discípulos foi a de ir ao mundo para ensinar a todas as nações o que eles haviam aprendido com Jesus. Para que essas pessoas também se tornassem discípulos de Jesus e recebessem o batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Os três nomes: Pai, Filho e Espírito Santo aparecem em pé de igualdade no final do Evangelho de Mateus. Batizar uma pessoa em nome de Deus, a Trindade, envolve introduzir a pessoa que está sendo batizada na dinâmica da obra de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. No Credo que recitamos todos os domingos, proclamamos quem é o nosso Deus e o que ele fez por nós. Acreditamos que Deus, o Pai, é o Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis. Quando acredito nisso, aceito o mundo como um presente de Deus e declaro que vivo em um mundo significativo porque Deus nos ama.

Acreditamos em seu Filho Jesus Cristo, que é nosso redentor por meio de sua morte e ressurreição. Ao dizer que acredito, então aceito que em Cristo obtenho o perdão dos pecados e a vida eterna. Acreditamos no Espírito Santo, na santa Igreja, na comunhão dos santos e na vida eterna. Quando acredito nisso, afirmo que minha existência cristã é sustentada pela ação de Deus em mim, que recebo na Igreja, que me ensina a crer, a viver santamente e a esperar a vida eterna como meta e fim de minha existência. Nossa vida tem consistência, significado e salvação na Trindade e a partir da Trindade. É por isso que fazemos tudo em seu nome e vivemos em sua presença.

 

Mons. Mario Alberto Molina, OAR

X