Uma palavra amiga

Solenidade de Corpus Christi: o principal sacramento da Igreja

Hoje a Igreja celebra a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, o principal sacramento da Igreja. O que queremos dizer com a palavra “sacramento”? O Catecismo da Igreja Católica, n. 1131, diz que “os sacramentos são sinais eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, pelos quais a graça divina nos é dispensada”. Por meio dos sacramentos, adoramos a Deus e recebemos de Deus a salvação de que precisamos. Assim como Cristo, durante sua vida mortal, curou os doentes, perdoou pecados, alimentou multidões, ressuscitou os mortos, deu vista aos cegos e, assim, comunicou uma salvação e alívio temporais como um sinal de que era o salvador da humanidade; agora, o Cristo ressuscitado, presente na Igreja que é seu Corpo, realiza sinais pelos quais os eventos salvadores de sua paixão, morte e ressurreição são atualizados, e a salvação eterna que desejamos nos é comunicada.

Há sete sacramentos da Igreja: o batismo, a confirmação e a eucaristia são os sacramentos que nos dão identidade como discípulos de Jesus na Igreja e, portanto, são chamados de sacramentos de iniciação. No sacramento da penitência, a ação purificadora do batismo é prolongada para o perdão dos pecados. No sacramento da unção dos enfermos, Deus age com ação curativa para garantir a saúde, especialmente a saúde eterna de nosso corpo doente. O sacramento do matrimônio consagra o amor humano e dá um alicerce de santidade às famílias. Por fim, o sacramento da Ordem Sagrada dá estrutura e autenticidade à Igreja; a Igreja existe plenamente onde há ministros validamente ordenados. Por meio desse sacramento, Deus prolonga na Igreja a missão que originalmente deu aos apóstolos. O ministério dos bispos e sacerdotes é a garantia institucional dada por Deus para assegurar que, por meio da pregação do Evangelho e da celebração dos sacramentos na Igreja, a salvação seja transmitida à humanidade.

Na Eucaristia, o sacrifício de Cristo na cruz é atualizado e o banquete do reino dos céus é antecipado, não de forma figurativa, mas de forma real e verdadeira. Com que virtude isso seria possível se não fosse pelo poder do Espírito Santo em ação na Igreja? E que garantia, que segurança temos de que o Espírito Santo está agindo na Igreja, se não a de que a Igreja conserva sua autenticidade ao manter a continuidade institucional com suas origens por meio da sucessão de bispos por meio do sacramento da Ordem Sagrada? Portanto, somente um homem que recebeu o sacramento da Ordem Sagrada como sacerdote ou bispo pode celebrar a Sagrada Eucaristia com a garantia de que ali, e não apenas como uma representação, o sacrifício de Cristo está realmente sendo feito presente e o banquete do céu é antecipado. Porque a ação do bispo ou do sacerdote é a garantia institucional que temos de Jesus Cristo de que o Espírito Santo está trabalhando ali, o único que pode tornar verdadeiro e real o que o sacramento significa. É por isso que onde não há um sacerdote de verdade não há uma Eucaristia de verdade. Haverá uma representação simbólica da Ceia do Senhor, mas não haverá a atualização do sacrifício de Cristo na cruz e sua ressurreição. Isso deve ser um aviso para que você rejeite as pessoas que fingem ser padres sem serem padres. Esse falso sacerdote só poderá realizar uma falsa missa.

A Igreja expressa o realismo do sacramento da Eucaristia com o ensinamento de que o Corpo e o Sangue de Cristo estão realmente, substancialmente e verdadeiramente presentes nas espécies de pão e vinho. Você deve tomar muito cuidado aqui. Dizemos que o Filho de Deus encarnou no ventre da Virgem Maria e se tornou homem. Jesus Cristo é o verdadeiro Deus e o verdadeiro homem na única pessoa do Filho de Deus. Ao se encarnar, ele não deixou de ser Deus e sua humanidade não era aparente, mas real. Dizemos algo semelhante sobre a Sagrada Escritura: o único texto sagrado é tanto a palavra totalmente humana quanto a palavra de Deus. Essa doutrina não se aplica à Eucaristia. Há um cântico em latim que diz: “Verbum caro factum est; Verbum panis factum est”. Ou seja: “O Verbo se fez carne, o Verbo se fez pão”. Declarações falsas também podem ser feitas em latim. Quando o sacerdote pronuncia sobre o pão e o vinho as palavras que Cristo pronunciou sobre o pão e o vinho na Última Ceia, ocorre um presságio, por meio do trabalho do Espírito Santo e das palavras do sacerdote. O pão deixa de ser pão e o vinho deixa de ser vinho e ambos se tornam o Corpo e o Sangue de Cristo, embora a aparência do pão e do vinho permaneça. Jesus Cristo não se torna pão; o pão se torna Jesus Cristo. O pão deixa de ser pão para se tornar o Corpo de Cristo e o vinho deixa de ser vinho para se tornar o Sangue de Cristo. Na teologia, diz-se que a substância do pão e do vinho se tornou a substância do Corpo e do Sangue de Cristo. No entanto, no uso comum, a palavra “substância” significa a composição química de algo e, certamente, de um ponto de vista químico, o pão e o vinho consagrados ainda são pão e vinho. A composição química é um dos “acidentes” do pão e do vinho que permanecem. Mas quando a Igreja fala de substância, ela fala daquilo que dá identidade às coisas em si mesmas e que é apreendido no conceito que as identifica em nossa mente e que é expresso nas palavras com as quais as nomeamos. Se o sacerdote disser, com o poder do Espírito Santo, que este é o Corpo de Cristo e este é o Sangue derramado de Cristo, essas palavras transformam a substância que dá identidade ao pão e ao vinho naquilo que as palavras do sacerdote significam: Jesus Cristo ressuscitado. É por isso que dobramos os joelhos diante da hóstia consagrada, pois nela não há mais pão, mas o próprio Jesus Cristo, morto e ressuscitado por nós. As palavras do sacerdote, no poder do Espírito Santo, não dizem mentiras, mas a verdade e a realizam.

Portanto, ao comer o Corpo de Cristo e beber Seu Sangue, estamos tão unidos a Ele que nos tornamos parte Dele. Diferentemente do alimento comum que, por meio da digestão, é transformado em ossos, músculos e gordura de nosso corpo, o sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo nos transforma no que eles são e nos tornamos o Corpo místico de Cristo, e somos a Igreja de Cristo. Morremos e ressuscitamos com Ele de forma sacramental, verdadeira e real. Esse sacramento é o mais sagrado e principal de todos, pois o que ele significa e realiza é a origem de nossa salvação.

Mons. Mario Alberto Molina, OAR

X