Uma palavra amiga

A Igreja Povo de Deus, Sacramento da unidade

O título da presente reflexão vem da primeira seção do Instrumentum Laboris (IL) do Sínodo dos Bispos, que contém cinco fundamentos que podem nos convidar a refletir e, dessa forma, responder a uma pergunta fundamental: Como podemos ser uma Igreja sinodal missionária?
Dentro desse contexto eclesial, gostaria de partir desse primeiro subtítulo para fazer uma breve meditação a partir de uma abordagem agostiniana.
Embora muitos séculos depois, Santo Agostinho nos oferece algo hoje diante deste presente sinodal.

Como você pode ser uma igreja sinodal missionária?

A Igreja, como povo, está caminhando em direção a Deus; cada um não caminha em seu próprio ritmo e separadamente, mas estamos todos no mesmo caminho e em direção à mesma meta.
Nessa jornada, estamos caminhando em direção a Deus com esperança, estamos caminhando juntos.
O que acontece na comunidade da igreja é que cada um quer seguir seu próprio caminho.
Isso não une, separa; e o que se busca é a comunhão entre todos: que todos sejamos um, como o Pai, o Filho e o Espírito Santo são Um.

Essa unidade do povo de Deus ocorre no batismo sob a ação do Espírito Santo, que coloca o cristão em comunicação com a Cabeça e em relacionamento com os outros membros do povo de Deus.
Para Santo Agostinho, O mais importante não é a incorporação à Igreja, mas a unidade como fruto da permanência na caridade.
Portanto, ninguém pode ser um no corpo de Cristo a menos que esteja em comunhão com Ele.
.

“Ninguém pode ser um no corpo de Cristo, a menos que esteja em comunhão com Ele.” (Santo Agostinho)

A Igreja, o povo de Deus, começa a viver em unidade por meio do Espírito Santo.
O Jesus ressuscitado envia o Espírito à Igreja e a unifica; daí o grande desejo de Santo Agostinho: formar uma só alma e um só coração voltados para Deus.
De fato, ele desejava que a unidade e a caridade reinassem em seus mosteiros.
É por isso que as comunidades fundadas pelo bispo de Hipona eram comunidades de caridade, vivendo a vida cristã com maior amor e generosidade.
O santo incentivou os monges a fazerem o voto da vida em comum, um pensamento que encontramos refletido na Regra como o fim e o fundamento da vida cristã: Em primeiro lugar, uma vez que vocês se reuniram em comunidade para esse fim, vivam na casa de comum acordo e tenham uma só mente e um só coração orientados para Deus.
Vivam, portanto, todos vocês em unidade de coração e alma, e honrem a Deus uns nos outros, de quem vocês foram feitos templos.

O documento
IL destaca que, Em Cristo, a luz de todas as nações, somos um povo de Deus, chamado a ser sinal e instrumento da união com Deus e da unidade do gênero humano. Podemos recordar o pensamento de Santo Agostinho quando ele se refere à unidade no Cristo total.
A unidade no Cristo total; nem no Documento nem no pensamento agostiniano se fala de uniformidade, mas de unidade na diversidade, como ele afirma:
O processo sinodal desenvolveu uma consciência do que significa ser o Povo de Deus reunido como “a Igreja de toda raça, língua, povo e nação” e no nº 11 ele diz: ” Durante todo o processo sinodal, o desejo de unidade da Igreja cresceu junto com sua consciência da diversidade da qual é portadora.
Foi justamente o compartilhamento entre as Igrejas que nos lembrou que não há missão sem contexto.
“. E Santo Agostinho, quando deseja enfatizar a diversidade, afirma que duas realidades são essenciais para a comunidade: a diversidade de membros com funções diferentes e a unidade de vida em um princípio comum.
A diversidade é indispensável para o cumprimento da própria missão dentro da vida comum; a unidade, para a influência de um sobre o outro, para o benefício de uma ação comum.

A unidade do amor é o vínculo mais forte da caridade, e a caridade se reflete na missão que cada um tem na Igreja, o povo de Deus.

Para Santo Agostinho, não podemos esquecer a importância do sacramento do amor e da unidade na união mística com Cristo.
A Eucaristia é o sinal de unidade por excelência.
A mesma ideia é retomada no Documento IL: O dinamismo da comunhão eclesial e, portanto, da vida sinodal da Igreja encontra seu modelo e sua realização adequados na liturgia eucarística.
Santo Agostinho expressa isso da seguinte maneira: A questão da Eucaristia já começa sendo um sinal de unidade: uma vez que Cristo nos confiou seu corpo e sangue, para vivermos em comunhão com ele e com nossos irmãos e irmãs , e para vivermos em comunhão com ele e com nossos irmãos e irmãs , a Eucaristia é um sinal de unidade. .
Por una parte, muchos granos forman realmente una hostia; y, por otra, un único vino proviene de múltiples racimos,
isto é, permanecer no corpo de Cristo, comungar em amor com todos os membros que vivem a partir de sua própria vida, a vida de Deus..
¡Oh sacramento de amor, oh signo de unidad, oh vínculo de caridad!

Certamente, poderíamos concluir dizendo que esse pensamento de Santo Agostinho nos faz perceber que o Documento IL é fiel à doutrina do Concílio Vaticano II e à tradição da Igreja ao afirmar: Cristo é a luz dos povos (LG 1), e essa luz brilha no rosto da Igreja, que está “em Cristo como sacramento, isto é, sinal e instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o gênero humano(LG 1).
Em outras palavras, a unidade do amor é o vínculo mais forte da caridade, e a caridade se reflete na missão que cada um tem na Igreja, o povo de Deus.

Frei Wilmer Moyetones, OAR

X