Uma palavra amiga

A Igreja é a mesa de todos

Continuamos no contexto sinodal e uma imagem que me leva a refletir desta vez é a figura da mesa, uma mesa que evoca unidade, família, comida, eucaristia e muitas outras coisas sobre as quais podemos refletir.
À mesa somos todos convidados; neste momento sinodal, fomos todos convidados e continuamos a ser convidados a nos sentar à mesa para que também possamos nos sentir ouvidos e nutridos pela Igreja.

Todos nós somos convidados à mesa.

Ao refletir sobre a figura da mesa, podemos nos perguntar se realmente todos nós nos sentamos à mesma mesa para sermos nutridos pela Palavra, pelo Corpo e pelo Sangue de Cristo.
Todos nós entramos ou deixamos alguns de fora por não atenderem aos requisitos que nós mesmos estabelecemos?

Todos nós nascemos em uma família e sabemos que a mesa é o sinal de unidade, porque é nela que todos nós nos sentamos para comer ou para comemorar a festa de um membro da família, e todos têm espaço e oportunidade para se sentar e, se um membro que não é da família vier, ainda assim abrimos um espaço para ele ou ela compartilhar conosco.
Será que o mesmo acontecerá com a mesa eucarística em nossa comunidade da igreja?

Vá e convide todos para o banquete (Mt 22,9).

Se consultarmos as Escrituras Sagradas, veremos que o Senhor nos convida a um banquete para nos sentarmos à sua mesa, pois a mesa do Senhor está aberta a todos: Os servos saíram pelas ruas e reuniram todos os que encontraram, bons e maus.
Todos nós somos convidados à mesa do Senhor, e não por causa de nossa condição moral; todos, bons e maus.
Deus não faz acepção de pessoas.
O Senhor fala de um banquete de casamento.
Um banquete de casamento é um encontro e um amor; além disso, o lema que o Papa Francisco escolheu para o mês das missões é sobre o tema do banquete: “Ide e convidai todos para o banquete ” (Mt 22:9).
O Senhor diz a todos, não diz sim a alguns e não a outros; não estabelece condições para o convite: todos, sem excluir ninguém. Assim, a festa de casamento que Deus preparou para o Filho permanece aberta a todos e para sempre, porque seu amor por cada um de nós é grande e incondicional.
“Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho único, para que todo aquele que nele crê não morra, mas tenha a vida eterna”.
(Jo 3:16).
(Papa Francisco no Dia Mundial das Missões 2024).

O acesso à mesa do Senhor é livre e para todos; é um sinal de união, onde todos podemos nos sentar e conversar como uma família; é também um momento para nos alimentarmos e comermos juntos, em nosso caso, a Palavra e o Corpo e Sangue de Cristo.
Na realidade, todos nós temos direito a esses dois alimentos; que não sejamos um obstáculo para que outros irmãos e irmãs não possam se sentar e se alimentar com esses dois alimentos.

O acesso à Mesa do Senhor é gratuito e aberto a todos.

E todos nós, que nos alimentamos da Palavra, do Corpo e do Sangue do Senhor, não podemos ficar à margem das atividades pastorais, mas devemos nos colocar à disposição para anunciar a outros que também podem se beneficiar dessa Mesa; que nos aconteça como os discípulos de Emaús que, quando terminaram de comer com o Mestre, foram anunciá-lo aos outros, preparando-os para um novo momento de sentar-se à mesa com o Mestre.

O grande desejo de Deus Pai, como o de todos os pais, é ver todos os seus filhos reunidos para comerem juntos e, por isso, ele nos incentiva a fazer isso.
Na realidade, comer não é e não deve ser um ato solitário, mas sim um ato comunitário, porque fomos feitos para viver juntos e compartilhar com os outros.
Somos todos filhos do mesmo Pai e, portanto, formamos uma família humana.
Portanto, na mesa para a qual o Pai nos convoca, todos nós nos encaixamos.
Se alguém ficar sem comida, se alguém se sentir excluído, se alguém não puder se sentar à mesa, há algo errado com aqueles que estão sentados; a vontade de Deus Pai não está sendo cumprida.

Quem somos nós para impedir que outros irmãos sejam nutridos pela Palavra e pelo Corpo de Cristo em nossa Igreja?

Em última análise, a mesa (Palavra e Eucaristia) é para todos.
O único que poderia criar regras e leis para manter alguém longe dela é Jesus, seu proprietário.
E ele não o fez.
E não o faz.
E não o fará.
Quem somos nós para impedir que outros irmãos e irmãs sejam nutridos pela Palavra e pelo Corpo de Cristo em nossa Igreja?
Se quisermos uma comunidade sinodal, não podemos fechar a porta da Igreja, pois, em tal processo sinodal, ela deve ser expressa na maneira comum de viver e trabalhar da Igreja […e] é realizada por meio da audição comunitária da Palavra e da celebração da Eucaristia.

Frei Wilmer Moyetones, OAR

X