Uma palavra amiga

Em comunidade, à luz do Evangelho

O título deste artigo dá muito o que pensar. A primeira coisa a fazer é nos colocarmos na posição de alunos e perguntar novamente o que é comunidade? Quem faz parte da comunidade? Como surgiu a comunidade? “À luz do Evangelho” também nos desafia. Já nos foi dito que Evangelho significa Boas Novas. Quais são as boas notícias a que você está se referindo? A Boa Nova é que Deus não apenas cria, mas também ilumina e salva. Deus nos dá diretrizes para vivermos bem, mas Ele também nos educa e nos perdoa, nos acompanha e nos chama, nos seduz e nos orienta a ouvir Seu chamado, a sermos movidos por Sua misericórdia e a aceitarmos com humildade que somente Ele tem todo o poder e toda a glória.

Se quisermos viver “em comunidade à luz do Evangelho”, a primeira coisa a fazer é ouvir Jesus do fundo do coração. Caso contrário, não poderemos, mesmo que queiramos, fazer a comunidade como esperamos. Em outras palavras, é responsabilidade de todos compreender o outro cristão que realmente ouviu Jesus do fundo do coração. Isso é muito importante porque a unidade acontece quando compartilhamos a mesma verdade e, em nosso caso, estamos certos de que Cristo é a Verdade. Santo Agostinho reitera isso de muitas maneiras diferentes e explica que a verdade se une à alegria. Não é sua ou minha, mas de todos, e quando dois ou mais a encontram, eles se regozijam juntos. Por essa razão, quando falamos de líderes, coordenadores, responsáveis por esta ou aquela atividade na comunidade, sempre haverá dois ou três que não entendem as ações do responsável, que muitas vezes se concentra tanto em sua tarefa que se esquece de que é Cristo, com sua doçura e misericórdia, que vai à frente, no centro, ao lado e atrás da comunidade.

As atitudes em que podemos cair podem interromper e até impedir a vida em comunidade: da contemplação excessiva à preguiça, da autoridade à arrogância e à substituição ignorante de Deus, do ativismo e da rapidez ao esquecimento de Deus e à exigência e reprovação da falta de ajuda dos outros, do egocentrismo ao egoísmo, do elogio e adulação mútuos à rivalidade e à competição. Você quer mais? Cada um de nós, à luz do Evangelho, pode começar a se perguntar por que digo que amo a Deus, mas deixo de amar meu próximo. O que há em nossos pensamentos que ofusca ou sufoca nosso coração? Você tem medo de amar e de ser amado? Você acha que a comunidade invade minha vida? Sinto que não sou digno de amar e ser amado? O que penso de mim mesmo e dos outros? E o que acontece em meu coração como resultado desses pensamentos?

Coração é uma metáfora e se refere à vontade, à vontade de fazer, que depende de pensamentos nascidos de desejos e fobias. Portanto, se você quiser viver bem, verifique seus pensamentos. Deseje outras coisas, deseje coisas melhores do que as que você desejou até agora, deseje o que Cristo quer para você e para seus companheiros de viagem. O que você quer? Leia o Evangelho: Amem uns aos outros como eu amei vocês. Com misericórdia.

Mentimos quando dizemos que amamos a Deus e não amamos nosso próximo. O que isso significa? Quando é que não estou amando meu próximo? Não é, talvez, frequente que eu não o ame quando limito seu potencial, quando o impeço de desenvolver seus dons e talentos, quando não o levo em conta para a missão compartilhada, quando subestimo suas propostas, quando o impeço de colocar a serviço da comunidade os apelos que Deus lhe faz e as moções que recebeu do Espírito Santo? Em resumo: eu não o amo quando não permito que ele seja um eu na Terra com a mesma dignidade que eu tenho e que defendo para mim. “Quero ter uma vida significativa. Isso é o que todo ser humano deseja. Você o ama e abre caminho para que ele alcance a vida significativa para a qual Deus o chama?

A comunidade à luz do Evangelho é: aqui você não está no comando, nem eu estou no comando, aqui somente Jesus está no comando e sua Palavra é Amor. Agendas, ações, horários e espaços têm como único propósito amar com o amor de Deus em cada parte do processo, viver em Deus, com Deus e para Deus em todos os nossos relacionamentos interpessoais. Não existe amor humano, que se chama afetividade, tendência, química; o verdadeiro amor é o amor de Deus entre os seres humanos. Isso acontece porque somos a imagem e semelhança de Deus, capazes de Deus, capazes de amar uns aos outros como Cristo nos ama.

Tere García Ruiz

(Artigo extraído da revista Santa Rita e o Povo Cristão, julho-agosto de 2024)
X