Uma palavra amiga

A vitória de Cristo sobre a morte: uma mensagem de esperança

Deus não criou a morte nem se deleita com a destruição dos vivos. É uma convicção bíblica que Deus fez tudo bom e completo; Deus fez tudo belo e bom. No entanto, a realidade é que a morte marca nossa vida e a encerra. Além disso, a doença nos assola desde o nascimento e é um prenúncio da morte durante toda a nossa vida. Se Deus tivesse nos criado para viver apenas alguns anos, cada pessoa de acordo com o tempo que lhe foi designado, seria preciso acreditar que Deus se arrependeu desse erro e, portanto, teria enviado Seu Filho para morrer e ressuscitar dos mortos para nos salvar do pecado e da morte. Mas Deus não criou a morte . Se Cristo venceu sua própria morte por meio de sua ressurreição e nos oferece para vencer a nossa, se nos unirmos a ele, isso significa que Cristo veio de Deus para consertar uma falha que se abateu sobre nós após a criação. Se Deus não nos fez mortais, faz sentido que seu amor o tenha levado a corrigir nossa mortalidade. Deus criou tudo para que pudesse subsistir. As criaturas do mundo são saudáveis; não há veneno mortal nelas. Mas a verdade é que existe, mas Deus não queria que fosse assim. O que aconteceu depois?

Deus criou o homem para nunca morrer, porque o fez à sua imagem e semelhança; mas, por meio da inveja do diabo, a morte entrou no mundo e é vivenciada por aqueles que pertencem a ele. Essa passagem do livro da Sabedoria retoma o ensinamento do Antigo e do Novo Testamento de que nossa morte é a consequência de termos sucumbido à sedução de Satanás para vivermos separados de Deus, independentes de Deus, esquecidos de Deus. A Bíblia entende a morte não como um processo biológico de desgaste e disfunção. Ele entende a morte como o resultado da pretensão de viver sem Deus, longe de Deus, separado de Deus. A morte por desgaste biológico ou por acidente que destrói o organismo não é o problema fundamental e é até natural. O problema fundamental da humanidade é uma vida sem significado, uma vida que está fadada à frustração, porque não tem nenhuma meta a ser alcançada, nenhuma realização a ser aspirada, nenhuma plenitude a ser almejada, nenhuma alegria plena a ser desejada. Quando o horizonte da eternidade é perdido, até mesmo a vida temporal perde o significado e o propósito. É também por isso que o suicídio assistido foi legalizado em vários países.

Os seres humanos sofrem com muitas necessidades; alguns sofrem com privações temporárias e corporais de forma severa: fome, doença, miséria. Precisamos de moradia, educação e renda. Combinamos nossos males naturais com males morais: corrupção, violência, roubo, degradação sexual, engano e mentiras, fraude e abuso. Mas todos esses males temporários são, de alguma forma, pelo menos atenuados por meio da ação humana. Deus nos incentiva a agir com responsabilidade para remediá-los. Mas a maior necessidade, porque não podemos remediá-la de forma alguma com nossos conhecimentos e habilidades, é dar sentido a essa vida temporária, de modo que a morte não seja vista como uma saída para uma existência que perdeu o sentido, nem seja vista como uma ameaça que prejudique o sentido da vida, de modo que valha a pena viver apesar de ter que morrer. Por que viver, se vamos morrer? Essa vida também não é tudo o que existe, de modo que, quando for desconfortável, é melhor acabar com ela por meio da eutanásia; nem a morte é a realidade final, de modo que a vida não tem sentido porque termina em aniquilação.

Por outro lado, essa mentalidade de que existe apenas esta vida força a própria Igreja a se provar aos olhos da sociedade, não pregando e anunciando a vida após a morte, mas por meio de ações que uma sociedade presa à imanência é capaz de apreciar. Assim, às vezes parece que a Igreja é uma instituição cuja principal preocupação e missão é buscar soluções para o problema da mudança climática, aliviar o sofrimento real dos migrantes, tentar aliviar a saúde, a alimentação, a educação e a falta de moradia da população mais carente. Esses são problemas reais, cuja solução está nas mãos daqueles que precisam administrar o bem comum na sociedade, e não tanto nas mãos de bispos e padres. Mas quem pensa que a Igreja (especialmente o clero) vale apenas o quanto contribui para a solução das necessidades temporais está, de fato, dizendo que a missão de Cristo é inútil, ultrapassada e desnecessária.

Pois Cristo veio principalmente para dar uma resposta ao problema da morte que todo indivíduo sofre. De fato, ele nos ensinou que devemos alimentar os famintos, vestir os nus, acolher os migrantes e visitar os doentes. Ele nos disse que essas obras nos tornavam aptos a entrar no reino de Deus. Mas sua principal missão era nos mostrar que somos chamados para a eternidade e que não é correto nos resignarmos a esta vida temporal como a única realidade que conta, mas que devemos viver esta vida temporal com responsabilidade moral e caridade em vista da vida eterna que esperamos.

A história do Evangelho de hoje liga duas narrativas nas quais Jesus é mostrado como aquele que veio para restaurar a saúde e a vida. Eles pedem sua intervenção para curar uma menina doente, mas quando chegam à casa onde ela está, a menina já morreu e todos pensam que Jesus não tem mais nada a fazer. Isso é o que muitas pessoas pensam hoje: Jesus é bom para motivar a solução de problemas temporais, mas não para abrir os horizontes da eternidade. Jesus não pode mais fazer nada diante da morte. Mas ele insiste e faz com que a criança desperte para essa vida mortal e temporal, como um sinal de que ele veio para nos despertar do sono da morte para a vida onde não há mais doença, nem dor, nem lágrimas, pois é a vida com Deus para sempre. No caminho, uma mulher rouba de Jesus, por assim dizer, seu poder de cura, pois ela se aproxima dele sem ser notada e toca em seu manto com a convicção de que será curada. Jesus percebe, vira-se e pede à pessoa que o tocou que se mostre. A mulher aflita se aproxima e Jesus a tranquiliza com estas palavras: Filha, sua fé curou você. Vá em paz e seja curado de sua doença. Sabemos que essas palavras de Jesus são um prenúncio de uma cura mais radical, mais definitiva e mais profunda. Jesus veio para nos curar da doença definitiva que é a morte, que não faz parte do projeto criativo de Deus. Não invalidemos a missão de Jesus, que lhe custou um preço tão alto para ser cumprida. Não vamos reduzir Jesus como mestre moral a lidar com as deficiências temporais da humanidade e aceitar a morte como uma fatalidade sem esperança.

Mons. Mario Alberto Molina, OAR

A imagem que acompanha você é da pintura de Paolo Veronese, Ressurreição da Filha de Jairo (1546).
X